Visualizações da página

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


4ª Semana - O Amor é atencioso
Como são preciosos para mim os teus pensamentos... Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. - Salmos 139: 17-18
O amor pensa. Ele não e um sentimento tolo que passeia pelas ondas da emoção e então entra no sono mental. Ele se mantem ocupado em pensamentos, sabendo que os pensamentos amorosos precedem as atitudes amorosas. Quando você se apaixonou, o pensamento veio quase que naturalmente. Você passou horas imaginando como seria a pessoa amada, imaginando o que ela estaria fazendo; ensaiando coisas marcantes para dizer e, depois, curtindo doces memórias do tempo que passaram juntos.
Sinceramente disse: "Eu não consigo parar de pensar em você." Mas, para a maioria dos casais as coisas começam a mudar logo depois do casamento. A esposa finalmente tem seu marido; o marido já tem seu troféu. A caça esta terminada e a perseguição encerrada. Fagulhas de romance vagarosamente tornam-se cinzas e a motivação para o pensamento esfria.  O foco passa ser seu trabalho, seus amigos, seus problemas, seus desejos pessoais, você em evidência.  Depois de algum tempo, involuntariamente começa a ignorar as necessidades do seu cônjuge. Mas o fato é: o casamento acrescentou outra pessoa em seu universo. Então, se o seu pensamento não amadurecer o bastante para constantemente incluir esta pessoa a sua projeções, você será surpreendido:Hoje e nosso aniversário? Por que você não me inclui nesta decisão? Você nunca pensa em ninguém além de você mesmo?
É preciso aprender a ser reflexivo ou acabará se arrependendo por ter perdido oportunidades de demonstrar amor. A falta de atenção e um inimigo silencioso para um relacionamento amoroso. Sejamos honestos - os homens praticam mais a falta de atenção, pois eles  tem a capacidade de focar em apenas uma coisa, como um laser, e esquecer-se do resto do mundo. Enquanto isto pode beneficia-lo naquela área especifica. (em detrimento inclusive do fato de que a esposa está agindo diferente com ele por precisar de sua atenção, por sentir-se negligenciada.) A mulher, por outro lado, e mais “multiconsciente”, capaz de manter-se incrivelmente atenta a vários fatos ao mesmo tempo. Além disso, a mulher também pensa no coletivo. Essas duas tendências são exemplos de como Deus projetou as mulheres para completarem os seus maridos. Como Deus disse na criação: "Não e bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e o corresponda" (Genesis 2: 18). Porém, essas diferenças também criam oportunidades para o desentendimento. Homens, por exemplo, tendem a pensar de forma objetiva e a dizer exatamente o que querem dizer. Não é preciso mais nada para compreender a mensagem. Suas palavras são mais literais e não devem ser analisadas além do que foi dito. Mas, as mulheres falam e pensam nas entrelinhas. Elas tem a tendência de fazer insinuações. Um homem precisa ouvir também o que esta implícito se quiser obter o significado completo do que uma mulher diz.
Se um casal não tem essa compreensão um do outro, o resultado será: Ele ficar frustrado tentando entender por que ela fala em enigmas ao invés de falar de uma vez o que quer. Ela fica decepcionada tentando entender por que ele é tão desatento e não soma dois mais dois para compreender o que ela diz.  Uma mulher deseja profundamente que seu marido seja atencioso e reflexivo. Essa é uma das chaves que a ajuda a sentir-se amada. Quando ela fala, o homem sábio ouve como um detetive para descobrir as  necessidades e desejos íntimos de sua esposa. Contudo, se ela sempre tem que juntar as peças, ele perde a oportunidade de demonstrar que a ama. Isto também explica por que as mulheres ficam chateadas com seus maridos sem dizer a eles o porquê. Ela pensa: "Eu não deveria ter que explicar isso, ele deveria ser capaz de olhar a situação e entender o que esta acontecendo aqui." Ao mesmo tempo, ele se sente mal porque não pode ler a mente dela e deseja saber por que esta sendo punido por um crime que não sabia que havia cometido. O amor requer atenção - dos dois lados - do tipo que constrói pontes através da combinação de paciência, bondade e generosidade. O amor ensina a acertar o alvo, a respeitar e a apreciar a maneira única de pensar do seu cônjuge. O marido deve ouvir a sua esposa e aprender a considerar as mensagens não ditas. A esposa deve aprender a se comunicar com atenção e evitar dizer uma coisa significando outra. Porém, com frequência você fica irado e se frustra, seguindo o padrão destrutivo e age primeiro depois pensa se deveria ter dito o que disse. Mas a natureza atenciosa do amor lhe ensina a usar a mente antes de usar os lábios. O amor pensa antes de falar. Ele filtra as palavras com a peneira da verdade e da bondade. Quando foi a ultima vez que você passou alguns minutos pensando em como poderia demonstrar amor ao seu cônjuge e entende-lo melhor? Qual a sua necessidade imediata que poderia suprir? Para qual próximo evento (aniversario, data comemorativa, feriado) você já pode se preparar?
Grandes casamentos vem de grandes reflexões.
(A falta de exercício em pensar no outro, sentir o outro, preocupar-se com o outro gera o “desamor” em você mesmo, quando nós estamos no centro de nossa atenção, não há espaço para o outro, nem para o amor. E dizem: o amor acabou!!! Volte a pensar no outro, lembrar das coisas boas que ele fez e que gostaria de fazer com ele e você verá que o amor não morreu.)
» Desafio de hoje »
Faça contato com o seu cônjuge em algum momento durante a agitação do dia. Não faça outra coisa senão perguntar como ele esta e se tem algo que você pode fazer por ele.
- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.
O que você aprendeu sobre si mesmo e sobre o seu cônjuge ao aceitar o desafio de hoje? Como isso poderia se tornar mais natural, rotineiro e parte verdadeiramente útil do seu estilo de vida?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Afrodite: 3ª   Semana -   O Amor não é egoístaDediquem-se...

Afrodite:

3ª Semana - O Amor não é egoísta
Dediquem-se...
: 3ª Semana - O Amor não é egoísta Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honras aos outros mais do que a si p...


3ª   Semana -    O Amor não é egoísta

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honras aos outros mais do que a si próprios.                                                                                   
                                                                                                                                              Romanos 12: 1 O.

Vivemos em um mundo dominado pelo "ego". A cultura ao nosso redor nos ensina a priorizar nossa aparência, sentimentos e desejos pessoais. Ao que parece, o objetivo é buscar o nível mais elevado possível de felicidade (pessoal, a qualquer preço). Porém, o perigo desse pensamento se torna visivelmente doloroso, dentro do casamento. Se algum dia existiu alguma palavra que significasse o contrário de amor, essa palavra seria egoísmo. Infelizmente, o egoísmo e algo arraigado em todos nos desde o nascimento.
Quase todas as ações pecaminosas já cometidas podem ser relacionadas ao “eu” acima de tudo. O egoísmo é uma característica que odiamos nos outros, mas que justificamos em nos
mesmos.
Por que será que esperamos tão pouco de nos mesmos, mas estabelecemos padrões tão elevados para o nosso cônjuge? A resposta é difícil de engolir. Somos todos egoístas!!!!
Quando um marido coloca os seus interesses, desejos e prioridades a frente de sua esposa, quando uma esposa reclama constantemente sobre o tempo e a energia gastos
em suprir as necessidades de seu marido, são sinais de egoísmo. Mas o amor "não busca os seus próprios interesses" (1 Coríntios 13:5).
Os casais apaixonados - aqueles que vivem o pleno propósito do casamento - são inclinados a cuidar bem do outro ser humano, que é falho, mas que eles mesmo assim escolheram para compartilhar a vida.
Um aspecto irônico do egoísmo é que mesmo as ações generosas podem ser egoístas se o objetivo for vangloriar-se ou receber alguma recompensa. Se você faz algo, ainda que bom, para manipular seu marido ou sua esposa, você ainda esta sendo egoísta. Na verdade, o ponto principal é a sua decisão entre amar os outros ou amar a si mesmo.
O amor não se satisfaz senão na felicidade do outro. Você não pode agir com amor e ao mesmo tempo com egoísmo. Escolher amar o seu marido ou a sua esposa lhe levara a dizer
"não" aos seus desejos, para que você diga "sim" a necessidade do outro. Isso e colocar a felicidade do seu (sua) companheiro (a) acima da sua própria vontade. Não significa que você nunca vai experimentar a felicidade, mas significa que você não negara a felicidade do seu
cônjuge para vive-la você mesmo.
O amor também leva a uma alegria interior, quando vo prioriza o bem-estar do seu njuge – é uma satisfação interior, que não pode ser adquirida através de ações egstas, nasce dentro de você. Esse e um benefício criado por Deus é reservado para aqueles que verdadeiramente são capazes de abnegar-se, demonstram amor. A verdade e, quando você renuncia aos seus interesses em beneficio do seu marido ou da sua esposa, você tem a chance de se sacrificar pelo propósito maior do casamento. Ninguém lhe conhece tão bem como o seu cônjuge. E isso significa que ninguém reconhecera tão rápido a mudaa, quando você começar a sacrificar, deliberadamente, os seus desejos e vontades para se assegurar de que os desejos dele eso sendo satisfeitos. Se você acha difícil sacrificar seus próprios desejos para beneficiar seu njuge, então você tem um problema mais profundo com o egsmo do que imagina.(Você pode até pensar que não ama seu cônjuge, mas a questão é que para você abrir mão da sua natureza egoísta é tão difícil que turva seu discernimento e  gera o conflito)
Faça essas perguntas para você mesmo:
·Eu realmente desejo o que e melhor para o meu marido ou para a minha esposa?
·Eu quero que ele (a) sinta-se amado (a) por mim?
·Ele (a) acredita que eu tenho seus maiores interesses em mente?
·Ele (a) me vê buscando os meus interesses em primeiro lugar?
Goste ou não, você tem uma reputação aos olhos das pessoas que estão ao seu redor, especialmente aos olhos do seu cônjuge. Mas essa e uma reputação amorosa? Lembre-se, o (a) seu (sua) companheiro (a) também tem o desafio de amar uma pessoa egoísta. Então, seja o primeiro a demonstrar amor verdadeiro, com os seus olhos bem abertos. E quando tudo for dito e feito, ambos se sentirão mais satisfeitos.
"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considere os outros superiores a si mesmos" (Filipenses 2:3).

» Desafio de hoje »
Aquilo em que você colocar seu tempo, energia e dinheiro, será mais importante para você. E difícil se importar com algo em que você não está investindo. Além de evitar comentários negativos, compre para o seu cônjuge alguma coisa que diga: "eu estava pensando em você
hoje".

- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.
O que você escolheu dar ao seu cônjuge? O que aconteceu quando você entregou o presente?

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

domingo, 15 de janeiro de 2012

Afrodite: 2ª Semana - 0 Amor é bondoso

Afrodite: 2ª Semana - 0 Amor é bondoso: "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo." Efésios 4:32 S...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

2ª Semana - 0 Amor é bondoso

"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo."
 Efésios 4:32

Se a paciência e a maneira pela qual o amor reage para minimizar uma circunstância negativa, a bondade é a maneira como o amor age para maximizar uma circunstancia positiva. Estes dois lados do amor são a pedra fundamental constitutivo de muitos dos outros atributos que discutiremos.
O amor lhe faz bondoso, e a bondade lhe torna agradável. Quando você é bom, as pessoas desejam ficar ao seu redor.
 A chave bíblica para a importância da bondade é: "Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; assim acharas favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens" (Provérbios 3:3-4).
 Pessoas bondosas acham favor aonde quer que vão, até mesmo em casa. Mas a "bondade" pode parecer um pouco ampla ao ser definida, e principalmente ao ser vivida. Então, vamos dividi-la em quatro ingredientes principais:
Gentileza: Quando você é movido pela bondade, torna-se cuidadoso no modo como trata seu cônjuge, nunca sendo rude desnecessariamente. Fica sensível as limitações do outro. Mesmo quando precisar dizer coisas duras, fará um grande esforço para que a sua censura pareça o mais leve possível. Fala a verdade em amor.
Prestabilidade: A bondade da esposa a agracia com a habilidade de servir ao marido sem se preocupar com os seus próprios direitos. A bondade torna o marido curioso para saber as necessidades da esposa, e depois o motiva para ser aquele que fará de tudo para suprir tais necessidades - mesmo que as dele sejam postas em segundo plano.
Boa vontade: A bondade lhe inspira a ser agradável. Ao invés de ser obstinado, relutante ou teimoso, você coopera e é flexível. Em lugar de reclamar ou dar desculpas, busca raes para se comprometer e ajudar.
Um marido gentil acaba com milhares de argumentos em potencial, tendo boa vontade para ouvir primeiro ao invés de exigir que as coisas sejam feitas a sua maneira.
Iniciativa: A bondade faz ser proativo, ser o primeiro a agir. Ela não se senta esperando ser estimulada ou forcada a sair do sofá. O marido ou a esposa proativo será o que cumprimenta primeiro, sorri primeiro, serve primeiro e perdoa primeiro. Ele (a) não espera o outro agir para então demonstrar amor. Jesus descreveu na história do Bom Samaritano uma postura proativa a ser seguida, na Bíblia – livro de Lucas, capítulo 10. Um homem judeu atacado por assaltantes foi deixado quase morto em uma estrada deserta. Um sacerdote e um levita, respeitados no meio do povo, passaram pelo outro lado decidindo não parar. Mas um homem samaritanos – uma outra etnia e odiada pelos judeus vê  o homem em sua necessidade e toma a iniciativa parou para ajudar o homem ferido. Enfaixando as feridas e colocando-o sobre seu próprio animal, e o levou até uma hospedaria e pagou todas as despesas médicas do seu próprio bolso. A iniciativa de fazer o bem, aproximou dois inimigos.
Quando se casou, vo não esperava curtir a bondade de seu cônjuge? Mesmo que os anos sejam capazes de afastar essa esperança, a alegria no casamento ainda esta ligada ao nível diário de bondade expressada.
A Bíblia descreve uma mulher sábia em todos os seus atributos, e destacam estes: “Fala com sabedoria e ensina com amor e cujo marido e filhos a abençoam e honram". (Prorbios 31:26).  Como seu marido ou sua esposa lhe descreveria a luz da bondade? Você é: Sábia ou imprudente; áspero ou gentil? Prestativo ou descansado? Espera que lhe pecam alguma coisa ou você toma a iniciativa de ajudar?
o espere seu cônjuge ser bondoso primeiro para praticar a bondade.
Há circunstancias em que é difícil expressar amor: na crise, depois de uma discussão, quando nos frustram ou são negligentes com nossas necessidades, e ou quando existe pouca ou nenhuma motivação.  Mas o amor em sua essência não é baseado em circunstancias. Pelo contrário, faz parte da natureza do amor ter consideração e ser atencioso, mesmo quando parece não haver motivação. Você nunca aprenderá a amar até que aprenda a demonstrar bondade. Sem isso também não conseguirá viver a plenitude de seu casamento.

Desafio de hoje
Além de continuar a não dizer palavras negativas ao seu cônjuge, demonstre bondade com no mínimo, um gesto inesperado.
- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.
Que descobertas sobre o amor você fez essa semana? O que você fez especificamente com relação a este desafio? Como você demonstrou bondade?