Visualizações da página

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

2ª Semana - 0 Amor é bondoso

"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo."
 Efésios 4:32

Se a paciência e a maneira pela qual o amor reage para minimizar uma circunstância negativa, a bondade é a maneira como o amor age para maximizar uma circunstancia positiva. Estes dois lados do amor são a pedra fundamental constitutivo de muitos dos outros atributos que discutiremos.
O amor lhe faz bondoso, e a bondade lhe torna agradável. Quando você é bom, as pessoas desejam ficar ao seu redor.
 A chave bíblica para a importância da bondade é: "Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; assim acharas favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens" (Provérbios 3:3-4).
 Pessoas bondosas acham favor aonde quer que vão, até mesmo em casa. Mas a "bondade" pode parecer um pouco ampla ao ser definida, e principalmente ao ser vivida. Então, vamos dividi-la em quatro ingredientes principais:
Gentileza: Quando você é movido pela bondade, torna-se cuidadoso no modo como trata seu cônjuge, nunca sendo rude desnecessariamente. Fica sensível as limitações do outro. Mesmo quando precisar dizer coisas duras, fará um grande esforço para que a sua censura pareça o mais leve possível. Fala a verdade em amor.
Prestabilidade: A bondade da esposa a agracia com a habilidade de servir ao marido sem se preocupar com os seus próprios direitos. A bondade torna o marido curioso para saber as necessidades da esposa, e depois o motiva para ser aquele que fará de tudo para suprir tais necessidades - mesmo que as dele sejam postas em segundo plano.
Boa vontade: A bondade lhe inspira a ser agradável. Ao invés de ser obstinado, relutante ou teimoso, você coopera e é flexível. Em lugar de reclamar ou dar desculpas, busca raes para se comprometer e ajudar.
Um marido gentil acaba com milhares de argumentos em potencial, tendo boa vontade para ouvir primeiro ao invés de exigir que as coisas sejam feitas a sua maneira.
Iniciativa: A bondade faz ser proativo, ser o primeiro a agir. Ela não se senta esperando ser estimulada ou forcada a sair do sofá. O marido ou a esposa proativo será o que cumprimenta primeiro, sorri primeiro, serve primeiro e perdoa primeiro. Ele (a) não espera o outro agir para então demonstrar amor. Jesus descreveu na história do Bom Samaritano uma postura proativa a ser seguida, na Bíblia – livro de Lucas, capítulo 10. Um homem judeu atacado por assaltantes foi deixado quase morto em uma estrada deserta. Um sacerdote e um levita, respeitados no meio do povo, passaram pelo outro lado decidindo não parar. Mas um homem samaritanos – uma outra etnia e odiada pelos judeus vê  o homem em sua necessidade e toma a iniciativa parou para ajudar o homem ferido. Enfaixando as feridas e colocando-o sobre seu próprio animal, e o levou até uma hospedaria e pagou todas as despesas médicas do seu próprio bolso. A iniciativa de fazer o bem, aproximou dois inimigos.
Quando se casou, vo não esperava curtir a bondade de seu cônjuge? Mesmo que os anos sejam capazes de afastar essa esperança, a alegria no casamento ainda esta ligada ao nível diário de bondade expressada.
A Bíblia descreve uma mulher sábia em todos os seus atributos, e destacam estes: “Fala com sabedoria e ensina com amor e cujo marido e filhos a abençoam e honram". (Prorbios 31:26).  Como seu marido ou sua esposa lhe descreveria a luz da bondade? Você é: Sábia ou imprudente; áspero ou gentil? Prestativo ou descansado? Espera que lhe pecam alguma coisa ou você toma a iniciativa de ajudar?
o espere seu cônjuge ser bondoso primeiro para praticar a bondade.
Há circunstancias em que é difícil expressar amor: na crise, depois de uma discussão, quando nos frustram ou são negligentes com nossas necessidades, e ou quando existe pouca ou nenhuma motivação.  Mas o amor em sua essência não é baseado em circunstancias. Pelo contrário, faz parte da natureza do amor ter consideração e ser atencioso, mesmo quando parece não haver motivação. Você nunca aprenderá a amar até que aprenda a demonstrar bondade. Sem isso também não conseguirá viver a plenitude de seu casamento.

Desafio de hoje
Além de continuar a não dizer palavras negativas ao seu cônjuge, demonstre bondade com no mínimo, um gesto inesperado.
- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.
Que descobertas sobre o amor você fez essa semana? O que você fez especificamente com relação a este desafio? Como você demonstrou bondade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário